A admiração de Castellani pelo sofisticado trabalho de ourivesaria encontrado em jóias da Antiguidade e o seu desejo pessoal de incrementar a arte da joalheria italiana, fizeram-no perseguir os mistérios da arte da granulação, então considerada perdida, mas que era conhecida e dominada pelos etruscos (séc. IX ao séc. IV AC). O estudo e a pesquisa da antiga arte da granulação absorveu a família Castellani por décadas, e é uma das maiores contribuições feitas pelos Castellani à história da joalheria.
29 de out. de 2013
Os Castellani: Joalheiros e Amantes de Antiguidades
O italiano Fortunato Pio Castellani (1793- 1865) abriu sua primeira
oficina de jóias em 1814, que logo passou a ser reconhecida
pelo design inovador ao imitar criativamente as jóias francesas
e inglesas contemporâneas. Em 1830, Castellani começa
a criar jóias inspiradas nas antigas jóias etruscas
descobertas na tumba Galassi e encorajado pelo duque Michelangelo
Caetani, amigo e mecenas, Castellani se torna o primeiro joalheiro
do século XIX a criar peças modeladas a partir de antigas
peças italianas e gregas, porém criando um novo estilo.
A admiração de Castellani pelo sofisticado trabalho de ourivesaria encontrado em jóias da Antiguidade e o seu desejo pessoal de incrementar a arte da joalheria italiana, fizeram-no perseguir os mistérios da arte da granulação, então considerada perdida, mas que era conhecida e dominada pelos etruscos (séc. IX ao séc. IV AC). O estudo e a pesquisa da antiga arte da granulação absorveu a família Castellani por décadas, e é uma das maiores contribuições feitas pelos Castellani à história da joalheria.
A admiração de Castellani pelo sofisticado trabalho de ourivesaria encontrado em jóias da Antiguidade e o seu desejo pessoal de incrementar a arte da joalheria italiana, fizeram-no perseguir os mistérios da arte da granulação, então considerada perdida, mas que era conhecida e dominada pelos etruscos (séc. IX ao séc. IV AC). O estudo e a pesquisa da antiga arte da granulação absorveu a família Castellani por décadas, e é uma das maiores contribuições feitas pelos Castellani à história da joalheria.
Em meados
de 1850, os dois filhos de Castellani, Alessandro e Augusto, começam
a assumir gradualmente à frente dos negócios e utilizam
um excelente trabalho de marketing para tornar famosa a “joalheria
arqueológica” iniciada pelo pai, não somente entre
as aristocracias italiana e internacional, mas também entre
turistas refinados e artistas que visitavam Roma.
Por volta
de 1860, Alessandro Castellani abre lojas em Paris e Londres e inicia
sua própria firma com sede em Nápoles. E pela primeira
vez, a Castellani expôs suas jóias em exposições
internacionais acontecidas em Florença, Paris e Londres, com
um sucesso tão estrondoso que logo as jóias Castellani
passaram a ser imitadas por toda a Europa. Em 1876, as jóias
antigas colecionadas pelos Castellani e suas reproduções
foram vistas pelos americanos na Exposição do Centenário
em Filadélfia e no ano seguinte o Museu Metropolitano de Nova
York apresentou as jóias Castellani.
As
jóias Castellani distinguem-se pelo uso de desenhos geométricos
não muito elaborados realçados por padrões decorativos
como granulações, filigranas e minúsculas flores
aplicadas com precisão. Mosaicos em miniatura aplicados nas
peças lembram as primeiras jóias cristãs de Roma,
Ravena e Constantinopla. Gemas, camafeus e insetos como o escaravelho,
são os pontos centrais de algumas jóias, assim como
em outras o que atrai o olhar é o maravilhoso trabalho de esmaltação,
demonstrado em diferentes técnicas e numa rica variedade de
cores.
Uma das
razões mais importantes para entendermos a motivação
dos Castellani em reviver os estilos e técnicas de ourivesaria
dos antigos etruscos e romanos foi o nacionalismo italiano então
nascente, que logo levaria a uma Itália unificada. Imbuídos
de sentimentos patrióticos, os Castellani também resolveram
estudar todos os períodos da história da joalheria italiana
e tiveram muito sucesso ao reviver os períodos medieval e renascentista
italianos.
Ao mesmo
tempo em que eram grandes joalheiros, os Castellani também
eram excelentes comerciantes e restauradores de antiguidades e patrocinavam
escavações arqueológicas. Num esforço
para preservar as melhores peças para Roma, a família
era possuidora de grandes coleções de delicados vasos,
bronzes e jóias encontradas em sítios arqueológicos
pela Itália. A magnífica loja de Augusto Castellani,
próxima a Fontana di Trevi, era praticamente um museu, tantas
eram as maravilhosas peças ali expostas. Além de gerenciar
seus bem-sucedidos negócios, principalmente Fortunato e seu
filho Augusto ajudavam a manter vários edifícios públicos
antigos e também museus romanos, como uma demonstração
de amor a sua querida Roma. O filho mais velho Alessandro, preso por
suas atividades políticas republicanas e exilado, mais tarde
ajudou enormemente a expansão e o reconhecimento das jóias
Castellani no exterior.
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